Veggies inglórios
O desperdício de alimentos é um problema sério, mas que não está recebendo a atenção que deveria. A iniciativa do Intermarché com esta campanha, apesar de tratar do assunto e coloca-la diante do público, é uma forma - lúdica e bem humorada, diga-se - , mas não a única e nem a mais impactante ou importante, para se abordar o assunto.
Desperdício de alimentos não é assunto apenas para escolhas conscientes de consumo: é coisa de política pública, de nível local e global O consumidor deve contribuir, mas não apenas consumindo estes alimentos. O seu principal papel, me parece, é questionar e exigir respostas a certas questões, como: por que estes alimentos existtem? Há excesso na produção? Que critérios orientam o descarte desses alimentos? Não há outras opções de aproveitamento mais eficientes e menos custosas? Por que esses alimentos não seguem, por exemplo, para a doação a bancos de alimentos? A redução do custo do desperdício, uma vez que não exista mais (porque absorvidos pelo mercado dos alimentos "feios") será repassado ao preço do alimento selecionado?
A campanha do Intermarché é uma lembrança oportuna de quanto ainda temos que entender e nos envolver o assunto. E quantos assuntos outros, que se conectam à questão do desperdício, aguardam urgentemente mais atenção: fome; alimentação e nutrição; comida e alimento... assuntos que passam despercebidos, todos os dias, em nossos pratos, carrinhos de supermercado e nos comerciais de TV.